quinta-feira, 18 de junho de 2009

Buffy - A Caça Vampiros

Com um clima de aventura e suspense aliado às constantes aflições adolescentes, a série Buffy – A Caça Vampiros conquistou fãs pelo mundo todo. A jovem atriz Sarah Michelle Gellar encarna o papel título que a alçou ao estrelato em Hollywood


Buffy Summers, a personagem principal, foi para Sunnydale após ser expulsa de seu colégio em Los Angeles por colocar fogo no ginásio. E não é que eu lembro desse enredo? Essa é a história do filme de 1992 que deu origem à série, e eu já o havia assistido em algum dia monótono e tedioso na Sessão da Tarde.
Minha primeira impressão? Adicione Clark Kent e pedras de kriptonita que dão poderes às pessoas e, pronto, temos Smallville. Não que isso seja ruim porque, quem eu estou tentando enganar?, eu adoro Smallville, mas, pelo tanto que eu ouvia falar, eu realmente esperava alguma coisa melhor. Mas então eu vi a Lily de How I Met Your Mother (Alyson Hannigan), a Kendall Casablancas de Veronica Mars (Charisma Carpenter) e a Rita de Dexter (Julie Benz) e relaxei. E não me arrependi. Inclusive, assisti aos 12 episódios em menos de 24 horas (podem perguntar: “você não tem vida social, não?”).

Claro que existiram os momentos “eu-poderia-dormir-sem-essa”, como o louva-a-deus gigante, mas nada que interferisse no conjunto da obra. O roteiro amarra bem a comédia com a ação, combinando elementos de romance adolescente e dramas familiares. Os personagens envolvem o telespectador, desde a isolada social Willow até a popular Cordelia e suas tiradinhas (Giles – “Sabe, eu não me lembro de ter te visto por aqui antes.” Cordelia – “Ah, não. Eu tenho uma vida.”).

Liderando o elenco, a protagonista, interpretada por Sarah Michelle Gellar, sabe ser forte, delicada e engraçada ao mesmo tempo. Foram doze episódios feitos pra divertir o público, sem o intuito de ser realmente levado a sério. E é nesse clima de “falta de seriedade” que o público é envolvido e acaba levando a história mais a sério a cada episódio. Se é que isso faz algum sentido. Comecei a assistir a série esperando ver apenas histórias sobre vampiros, e não demônios presos na internet, garotas invisíveis, mães que trocam de corpos com as filhas e estudantes possuídos por hienas. Mas mesmo com essa baboseira toda, fui me acostumando a ser cativado pela história e pelos personagens, e agora mal posso esperar para assistir à segunda temporada.
é pela mistura de elementos que o seriado não agrada apenas aficcionados em histórias de terror ou de ficção científica, mas jovens em geral que conseguem se ver nas histórias, principalmente nas cenas escolares, namoros, brigas com a família e relacionamentos em geral que intercalam (e por vezes superam) as cenas de caçada aos seres malvados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário