quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

A Piada Mortal


A Piada Mortal
Argumento e roteiro: Alan MooreArte: Brian BollandAno de lançamento: 1988
A Piada Mortal é considerada como um dos maiores clássicos de Batman de todos os tempos e motivos não faltam para isso. Em uma só história, Bárbara Gordon (a Batgirl original) leva um tiro que a deixa em uma cadeira-de-rodas para sempre e é fotografada nua em meio a uma poça de sangue pelo Coringa; o comissário Gordon é preso e torturado pelo psicopata ficia e psicologicamente; a origem do Coringa é contada de maneira detalhada pela primeira vez; e o próprio Coringa mostra a Batman que, ao menos em sua concepção, o herói e o vilão não são tão diferentes assim.
A HQ foi lançada originalmente em 1988 e, desde então, reimpressa quase uma dezena de vezes nos Estados Unidos. E outras tantas aqui no Brasil, sendo a mais revente delas em formato Pocket Book, e em branco e preto, pela editora Opera Graphica (Formato11,5 x 19 cm, capa dura Hot Stamp Prata, R$18,00. Distribuição exclusiva: HQ Club )
No ano de seu lançamento, o público e a crítica tinham acabado de passar pela experiência de ler O Cavaleiro das Trevas e Ano Um, ambos escritos por Frank Miller, e a maioria das pessoas acreditava que nada tão empolgante poderia ser escrito sobre o Batman depois daquelas duas HQs. Alan Moore, porém, provou que todos estavam errados.
A HQ mostra o Coringa tentando provar a tese de que qualquer um pode enlouquecer e se tornar um vilão insano se tiver passado por muito sofrimento. Para provar sua tese, o psicopata elege o Comissário Gordon como cobaia, vai até a casa dele e de imediato atira em Bárbara, filha adotiva do policial e ex-Batgirl.
O tiro acaba com a espinha da moça (e vai colocá-la em uma cadeira-de-rodas para o resto de sua existência nas HQs), mas para o Coringa isso é pouco. Ele rapta o Comissário e o leva para um Parque de Diversões abandonado, onde o tortura inclusive mostrando fotos da moça nua e no meio de uma poça de sangue.
Enquanto isso Batman tenta encontrar os dois e, em paralelo, é mostrada a origem do Coringa: um comediante sem sucesso que é forçado a entrar em um assalto mal-sucedido para salvar sua família. E que, um dia antes do assalto, perde a mulher grávida em um acidente doméstico (e é obrigado pela gangue a participar do ato, impedido pelo Batman, mesmo assim).
O final da história é um dos mais surpreendentes de todos e a combinação de todos estes fatores garantiu para A Piada Mortal dezenas de prêmios, entre eles Will Eisner de: melhor história, melhor graphic novel e melhor desenhista.
A história é imperdível e, para os novos leitores, a versão Pocket é uma boa opção. Apesar de a HQ colorida ser belíssima, em especial no efeito chuva nos últimos quadros, a PB do Pocket possibilita requadros maiores, possibilitando que as cenas possam ser vistas em maior detalhe (ou seja, o ideal é ter as duas versões...)

baixar:http://www.4shared.com/file/32857357/10db7ea4/batmanapiadamortalvolca.html?s=1

Nenhum comentário:

Postar um comentário