quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

questão



A primeira versão do vigilante Questão foi criada por Steve Ditko, o desenhista original do Homem-Aranha, para a editora Charlton Comics na revista do Besouro Azul, Blue Beetle #1, em junho de 1967. Como era de seu feitio, Ditko queria inovar e desta vez criar algo que fugisse ao estereótipo das motivações dos super-heróis.
Segundo ele, heróis quase sempre agiam em nome de justiça, vingança ou um puro instinto de violência. O Questão não age por nenhuma destas razões, mas apenas para questionar o mundo à sua volta. Sua curiosidade sobre o ser humano se torna quase uma obsessão, que o impele a buscar cada vez mais respostas.
A concepção visual do personagem também era inovadora, pois além de não usar uma fantasia feita de colante (seu visual foi inspirado, em parte, no Spirit, de Will Eisner), a máscara que usava, ao invés de dar-lhe uma nova face o deixava completamente sem rosto e expressão.
O Questão de Ditko foi publicado pela Charlton em todos os cinco números de Blue Beetle e numa única edição de um título próprio chamado Mysterious Suspense. Mesmo assim, estas poucas histórias tiveram uma grande repercussão.

Quando a Charlton deixou o mercado de quadrinhos em 1986, a DC adquiriu os direitos de seus personagens e após Crise nas Infinitas Terras os integrou ao seu novo universo. Em 1987, finalmente o Questão teve uma revista própria escrita por Denny O’Neil e desenhada por Denys Cowan. A série teve 36 edições mensais mais dois anuais.
A releitura de Denny O´Neil não se apoiava no objetivismo de Ditko, o que até hoje divide os fãs do personagem. Além disso, a nova série deixou evidente que era um recomeço no melhor estilo dos títulos da DC pós-Crise. Na primeira edição, o Questão foi derrotado em combate por Lady Shiva e deixado para morrer pelos capangas do Reverendo Hatch no final da revista. No mês seguinte, ele é resgato por Shiva, que agia com propósitos misteriosos e então Questão renasce como um personagem diferente
O Questão de O'Neil é bastente conflitante também até onde ir para fazer justiça, sentindo frequentemente vontade de matar. Ele resiste a isso porque percebe que apenas quer ver como é tirar uma vida. Seu relacionamento com seu mentor, Aristotle Rodor, é uma de muitas coisas que o impede de ir até o limite e de volta à escuridão que vivia em sua juventude nas ruas da Hub City.
O Questão também foi um dos personagens coadjuvantes que mais agradaram o público no desenho animado Liga da Justiça Sem Limites. Suas teorias da conspiração deixaram até mesmo o Arqueiro Verde de cabelo em pé e suas falas estão entrem as mais infames de toda a série.

Nenhum comentário:

Postar um comentário