sexta-feira, 15 de abril de 2011

Aracnofobia

Em 1990 Frank resolveu se aventurar na direção e seu trabalho de estréia é este "Arachnophofia" (Aracnofobia, no Brasil), uma produção que, basicamente, explora o horror de alguns a aranhas.


Aqui temos a história do médico, Dr. Ross Jennings (Jeff Daniels), que decide se mudar com a família para o interior da Califórnia. Quando seus pacientes começam a morrer misteriosamente, as suspeitas são de que as mortes tenham sido provocadas por aranhas que existem em sua casa. No entanto, o Dr. Ross é aracnofóbico, mas os acontecimentos que se passam na cidade podem ser a solução para ele acabar de vez com o medo que o persegue desde a infância.Mesmo visto hoje, este primeiro trabalho de Frank Marshall como diretor é um suspense razóavel. O roteiro de Don Jakoby e Wesley Strick com base em argumento de Don Jakoby e Al Williams possui vários momentos de tensão. Além disso, o filme tem um bom elenco: além de Jeff Daniels, Henry Jones, John Goodman e Julian Sands (este último mostrando um pouco mais de esforço e convencendo no papel).No entanto, longe de fazer um filme de terror pesado e sombrio, Frank preferiu apostar na comicidade como um dos elementos de sua primeira experiência na direção. Não se pode dizer que o diretor fez uma obra-prima do gênero (muito embora tenha sido vendido como tal na época do lançamento), mas também não fez feio. O produtor voltou ao trabalho de diretor em pelo menos mais três projetos para a tela grande: "Alive" (Vivos, no Brasil) de 1993, "Congo" de 1995 e "Eight Below" (Resgate Abaixo de Zero, no Brasil) de 2006.


Em "Arachnophofia" também é mostrado como as aranhas aparecem. Daí, os ataques mostrados na tela às vezes assustam, às vezes fazem rir. Para criar os efeitos das aranhas sendo esmagadas após serem pisoteadas foram usados pequenos pacotes de mostarda, em sequências até convincentes de efeitos especiais (que não usam CGI)."


Arachnophobia" é um filme interessante e rende alguns sustos nos 103 minutos montados por Michael Kahn (habitual colaborador de Steven Spielberg) cujo ritmo, visto hoje, soa um pouco lento, mas é simples e eficiente. A fotografia de Mikael Salomon (indicado ao Oscar por "O Segredo do Abismo" e "Backdaft - Cortina de Fogo") aliada à trilha sonora de Trevor Jones ajuda a dar um ótimo clima ao filme, que cumpre o seu papel de entretenimento, agrada o espectador com seu bom humor e tem uma estrutura narrativa simples mais eficiente, fazendo deste, um típico filme para lazer. Com um orçamento de US$ 31 milhões,

"Arachnofobia" estreou nos EUA dia 20/07/1990 em 1,479 salas (chegando a um máximo de 2,005 salas) e a arrecadação foi de US$ 53,208,180 por lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário