quarta-feira, 20 de abril de 2011

Castelo Rátimbum- o filme

Não vou me ater a comentar a tão famosa e clássica série de TV que deu origem ao filme, porque acho que todos conhecem, afinal ainda hoje ela é exibida pela TV Cultura.


A trama do filme é a seguinte: num castelo mágico situado no centro de uma grande cidade brasileira vive Nino, um jovem feiticeiro de 300 anos, e seus tios Morgana e Victor. Nino sente-se sozinho pois não tem amigos, já que não frequenta escola(pois nenhuma delas aceitou um garoto de 300 anos de idade), e deseja ser um menino normal. Está se aproximando o grande alinhamento dos planetas, que conferirá grandes poderes a todos os feiticeiros. É quando entra em cena Losângela, prima malvada de Morgana que quer roubar seu livro de magias e tornar-se poderosa novamente. Para isso ela conta com a ajuda do Dr Abobrinha e seu comparsa Rato. Caberá a Nino e seus novos amigos mortais impedir que Losângela execute seu plano maligno.

Com algumas mudanças significativas em relação à série de tv(a começar pelo próprio Nino, no filme interpetado por um garoto de 13 anos; a estrutura do castelo, o trio de crianças humanas), pode-se dizer que Castelo Rátimbum- o filme é uma superprodução brasileira.

Cao Hamburguer conseguiu adaptar com maestria suas crias ao cinema, fazendo um filme que, a meu ver, não deve em nada a o primeiro Harry Potter(obviamente, levando em conta que é um filme brasileiro, com orçamento n vezes menor que Harry Potter e etc). A mágica do filme é quase palpável. O elenco, basicamente o mesmo da série, bastante competente. Rosi Campos e a adorável tia Morgana; Sergio Mamberti e os “raios e trovões!” do Dr Victor; o detestável dr Abobrinha de Paschoal da Conceição; Matheus Nachtergaele(acho que escrevi certo) em um papel caricato. Mas o destaque vai para Marieta Severo. É impossível não se deliciar(no bom sentido) com sua interpretação da Losângela, a ovelha negra da família Stradivarius.

Nenhum comentário:

Postar um comentário