sábado, 2 de abril de 2011

Verônica


Verônica Mais uma película do cinema nacional que aborda um dos temas predileto desse período pós-retomada: a violência e o trafico de drogas no Brasil, em especial, no Rio de Janeiro. A belíssima paisagem da Baía de Guanabara e as mulatas sensuais tão estereotipadas pelo cinema da década de 80 deram lugar para inúmeras, no entanto, interessantes e plurais abordagens da violência em nosso país.

Verônica é uma história tensa e dinâmica, que agrada ao público em geral pela sua praticidade. Não há espaço para enrolar o espectador com frases de efeito e demagogia. Verônica, protagonista da trama é uma professora da rede municipal de ensino há vinte anos e agora, na iminência de se aposentar e passando por sérios problemas pessoais, está exausta e sem a paciência de sempre. Um dia, na escola em que trabalha, ela percebe que ninguém veio buscar Leandro, um aluno de oito anos. Já é tarde da noite quando a professora decide levá-lo em casa. Ao chegar no alto do morro, encontram a polícia e muito tumulto. Traficantes mataram os pais de Leandro e querem matá-lo também. Verônica foge com o menino. Ela procura ajuda e descobre que a policia também está ligada ao assassinato dos pais do menino. Sem poder confiar em ninguém, ela decide esconder o garoto

. Assim, Verônica é obrigada a enfrentar policiais e traficantes para sobreviver. E enquanto procura uma maneira de escapar com o menino, redescobre sentimentos que estavam adormecidos na sua vida solitária e difícil

. O filme ainda serve para nos mostrar a atual insatisfação dos professores no país. A educação cada vez mais precária e a violência crescente. Verônica dialoga com filmes como Era Uma vez, Ultima Parada 174, Cidade de Deus e Central do Brasil. Mostra-nos que o cinema nacional domina verdadeiramente a técnica e por isso tem mostrado ótimo desempenho no mercado internacional, não devendo em nada ao cinema hollywoodiano no que tange os seguintes preceitos: edição, atuações, direção e roteiro.

O filme é relativamente curto, 87 minutos, distribuído pela Europa filmes e mostra Andrea Beltrão em ótima forma como a protagonista/heroína da trama.

Fonte:cine pipoca Critica por: Leonardo campos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário